FEG ( CELULITE )
É definida hoje na bibliografia médica como um conjunto de alterações do panículo adiposo subcutâneo (celulite), determinante do formato corporal da mulher, com perda do equilíbrio histofisiológico local. FEG não é gordura. Essa afirmação é facilmente comprovada pela comparação estatística das duas manifestações: enquanto a obesidadeafeta aproximadamente 28% das mulheres adultas e é caracterizada pelo aumento do numero e tamanho das células gordurosas (adipócitos), o FEG afeta cerca de 90% das mulheres adultas e é caracterizada por mudanças na estrutura interna das células de gordura e na substância que as envolve.
No tecido adiposo, região da pele em que forma a celulite, há duas camadas de células gordurosas:
-a primeira, mais próxima da superfície, é formada por células achatadas.
-a segunda, mais profunda, tem células mais arredondadas.
O FEG (celulite) começa nas camadas intermediárias da pele, na chamada substancia fundamental ou amorfa do tecido conjuntivo. Como vimos, é nessa substância meio gelatinosa que se localizam as células de gordura, as fibras colágenas e elásticas, os vasos sanguíneos e os fibroblastos (células que produzem a substância amorfa e as fibras). Embora tenha essa consistência de gelatina, ela tende a endurecer quando há uma desordem, como acúmulo de água, sais e resíduos na região. Em condições normais funciona como um condutor nas trocas de vitaminas, sais minerais, água, aminoácidos, radicais livres e oxigênio, efetuadas entre os vasos sanguíneos e as células. Essa troca é que garante o bom funcionamento das células. Quando, por algum motivo, essa substância(gelatina) começa a ficar menos fluida, as trocas são prejudicadas.
Com vários distúrbios locais ocorrendo, não haverá uma boa circulação, assim sem oxigênio e sem nutrientes ocorrerá uma asfixia local e o tecido conjuntivo fica subnutrido, sem elasticidade e com edema. É a celulite (FEG) já bem aparente e difícil de eliminar. Também com a finalidade de ajudar a reconhecer e diagnosticar o problema, foram determinados quatro tipos de celulite: flácida, dura, edematosa e mista.