Termoterapia
Termoterapia é um tratamento que utiliza aquecimento local. É indicada para FEG (celulite) e lipodistrofia (gordura localizada). O organismo reage localmente ao calor, aumentando a liberação da acetilcolina produzida pelo hipotálamo.
Como ocorre a termogênese:
Se mantivermos calor externo, aquecendo o tecido superficial, provocaremos um desequilíbrio térmico entre a superfície do organismo e seu interior. Para restabelecer o equilíbrio, o hipotálamo (responsável por regular a temperatura do nosso corpo), considerado nosso termostato, provoca a sudorese. O objetivo é levar líquido à superfície externa do tecido, para que, através da evaporação, seja tirado calor do tecido, a fim de baixar a temperatura externa, restabelecendo o equilíbrio térmico.
Mas, como a fonte externa de calor não permite isto, obriga, portanto, o hipotálamo a buscar outra forma para se restabelecer. Já que não se consegue baixar a temperatura externa, só resta a alternativa de elevar a temperatura interna. Para isto, é necessário que se produza calor internamente. Este calor virá de nossas reservas orgânicas, na transformação da gordura em calor, ocasionando, assim, a queima de gordura e, conseqüentemente, a redução de medidas. Deste modo, com algumas sessões, obtêm-se bons resultados.
Contra-indicações:
Gravidez, processos infecciosos, logo após as refeições. Não usar o tratamento nos seios e no pescoço, em peles com lesões ou patologias, tromboses ou varizes de alto calibre e em crianças (abaixo de 14 anos).